Fórum Netxplica
  • NETXPLICA
  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • E-LEARNING
  • Explicações
  • Reapreciações
    • Fórum Netxplica
    • Público

      •      
             
    • Utilizadores Registados

      •      
             
    • Utilizadores Especiais

      •      
             
  • Utilizadores
    Entrar / Login
    Registar
    Dificuldades Login/Registo
  • Artigos Ciências 7/8/9
  • Artigos Biologia 10/11/12
  • Artigos Geologia 10/11/12
  • Dúvidas BIOGEO 10/11
  • Dúvidas BIOGEO 10
  • Dúvidas BIOGEO 11

Testes Genéticos a Todos Os Bebés e Criar Base de Dados


12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

Reino Unido Quer Fazer Testes Genéticos a Todos Os Bebés e Criar Base de Dados Nacional
Sofia Lopes
27-06-2003



Fazer análises genéticas a todos os bebés logo à nascença e criar uma base de dados com as informações genéticas de toda a população, para que se saiba logo se as pessoas têm tendência para alguma doença genética, é uma das medidas propostas pelo Governo britânico no Livro Branco, sobre o papel que a genética pode ter no serviço nacional de saúde britânico.

O plano do Executivo de Tony Blair, intitulado "A nossa herança, o nosso futuro", prevê uma verba de cerca de 72 milhões de euros, para ser aplicada até 2006, com vista a preparar o sistema público de saúde para o uso da genética. O ministro da Saúde, John Reid, pretende que o Reino Unido esteja na linha da frente do mundo na investigação genética.

A aposta na investigação sobre medicamentos e sobre outras formas de tratamento de doenças genéticas, como a fibrose quística (doença crónica que causa problemas pulmonares e digestivos, entre outros), é uma das medidas propostas.

A terapia genética é uma das alternativas apresentadas. Trata-se de introduzir nas células dos pacientes cópias saudáveis dos genes que, quando sofrem determinadas mutações, provocam doenças.
Mais de um terço do orçamento previsto está destinado a apetrechar os laboratórios com melhores instrumentos de diagnóstico e a prepará-los para a realização futura de testes genéticos, tornando esta prática comum no sistema nacional de saúde. Estes testes podem ser decisivos para detectar e tratar o quanto antes doenças como a distrofia muscular, hemofilia, síndrome de Down e Alzheimer. Actualmente, o teste mais vulgarizado é o usado para avaliar o risco de cancro da mama.

O Governo britânico pretende ainda desenvolver os serviços nos centros de saúde e hospitais e formar novos especialistas em genética, para aconselhamento das famílias em que sejam diagnosticadas doenças genéticas.
O banco de dados é a medida mais polémica. Por enquanto, o plano do governo passa apenas por pedir à Comissão de Genética Humana que considere a possibilidade da sua criação.

As vantagens podem-se perceber com a história de qualquer pessoa que, por saber que tem antecedentes na família com, por exemplo, cancro, fica alertada e sabe que deve ser seguida, de forma regular, pelo médico. O banco de dados permite comparar o património genético dessa pessoa com o dos seus familiares e detectar mutações que podem favorecer o surgimento da doença.
Claro que a maioria das doenças não são causadas apenas por um gene, por isso esta base de dados não seria assim tão determinante. Mas há cerca de 10.000 desordens rara provocadas por mutações de um único gene, que afectam cinco por cento da população. Actualmente fazem-se testes genéticos para apenas 200 dessas desordens.

O Governo de Tony Blair deseja contornar os gastos do serviço nacional de saúde e da segurança social investindo na prevenção.
Mas as principais críticas ao projecto referem-se à ausência de qualquer proposta que proteja os cidadãos de serem discriminados no trabalho e pelas empresas seguradoras. "Se não tomarmos as precauções necessárias agora, enfrentaremos um futuro assustador de discriminação genética", afirmou o grupo Genewatch, que tem como objectivo assegurar que o desenvolvimento tecnológico seja usado em função do interesse público, citado pelo jornal "The Guardian".
As seguradoras presentes no mercado britânico assinaram um acordo sobre a não utilização dos dados genéticos dos clientes mas o receio mantém-se. Apesar de tudo, John Reid quis deixar claro que é ilegal a realização de análises de ADN sem a permissão das pessoas. A única excepção é no caso da informação servir para o tratamento médico ou ajudar à investigação criminal. A Comissão de Genética Humana do Reino Unido recebeu com agrado esta posição.

"A genética promete uma aproximação mais personalizada aos cuidados de saúde, intervindo de acordo com o perfil genético de cada pessoa", afirmou John Reid ao "The Guardian".
O ministro da Saúde acha que os benefícios desta revolução na área da genética vão depender da confiança do público no projecto. Mas não nega os riscos: "Reconhecemos que o desenvolvimento na genética coloca novos desafios sociais e éticos. Precisamos de estar em alerta para as potenciais consequências adversas". O primeiro-ministro Tony Blair também se mostra cauteloso: "Vão ser levantadas uma série de questões éticas. Há grandes oportunidades mas também alguns riscos.".

Quinta Dec 01, 2005 11:51 / netxplica.com

UNESCO Quer Vetar Acesso a Bases de Dados Genéticos

Ana Carreira
27-06-2003


A UNESCO propôs aos governos a assinatura de uma declaração internacional sobre o acesso às bases de dados genéticos dos indivíduos. O objectivo é impedir que as características únicas e irrepetíveis do ADN de cada pessoa não sejam dadas a conhecer a terceiros, em particular a empregadores e companhias de seguros.
A declaração, que pode vir a ser ratificada em Outubro, pretende evitar o uso discriminatório dos genes que predispõem o indivíduo a este ou àquele tipo de doença, e faz uma chamada de atenção para outros genes mais delicados, relacionados com a inteligência, a agressividade e as tendências depressivas.

A UNESCO remete a sua atenção para um problema grave que preocupa, há muito, cientistas, especialistas em ética e juristas: a possibilidade dos empregadores, quer estatais quer de empresas, bem como as companhias de seguros, de acederem a dados genéticos dos cidadãos - obtidos geralmente para fins médicos - e tomarem decisões sobre contratos, promoções, despedimentos e apólices de seguro.
"Os dados genéticos humanos não poderão ser utilizados com propósitos discriminatórios, nem de forma a provocar a estigmatização de uma pessoa, uma família ou um grupo", estabelece a declaração, redigida pelo comité internacional de bioética da UNESCO.

Esta organização das Nações Unidas exige que os dados genéticos reconhecidos como sendo para fins médicos ou científicos não deverão ser utilizados para outros fins, a não ser com o consentimento ou autorização da pessoa. O apelo expressamente feito aos governos de cada país está no artigo 23ª da declaração:
"Os Estados deverão adoptar as disposições indispensáveis, tanto de carácter legislativo como administrativo, ou de outra índole, para pôr em vigor, mediante as devidas leis, os princípios enunciados nesta declaração."

Para dar um exemplo a UNESCO cita o caso de uma cidadã norte-americana que foi despedida, quando a direcção da empresa teve conhecimento de que os seus testes genéticos revelaram que ela iria padecer de um mal genético incurável - a doença de Huntington. Normalmente, surge entre os 45 ou 50 anos de idade, e conduz à demência e à morte. É a única doença em que um teste genético permite determinar com certeza em que idade vai declarar-se.

Quinta Dec 01, 2005 11:52 / netxplica.com

• Página 1 de 1


Responder

Últimos Artigos da Ciência Seleccionados

Mais de 20.000 artigos distribuídos por anos de escolaridade e respectivos temas programáticos.

  A lontra gigante que viveu na China há seis milhões de anos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  O que nos une a uma criatura do mar que existiu há 540 M.a.?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  67% dos corais do Norte da Grande Barreira estão mortos
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Um violento bailado cósmico na origem dos anéis de Saturno
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Debaixo do coração gelado de Plutão há um mar viscoso?
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Girafas sofrem “extinção silenciosa”
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Egipto quer exportar crocodilo-do-nilo para sair da crise
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Sexo, chimpanzés e bonobos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Cientistas suspendem no tempo desenvolvimento de embriões
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  A ilha de Santa Maria está a erguer-se do fundo do mar
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Dentro de 300 M.a. existirá o super-continente Aurica
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Quando é que as aves começaram a cantar?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  A cauda maravilhosa dum dinossauro que ficou presa em âmbar
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  Subida do nível do mar medida nas dunas de Tróia
12.º Ano GEOLOGIA - II. História da Terra e da Vida

  Por que é que algumas células resistem ao VIH?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Conservação do Lince ibérico
8.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS - 2.2. Protecção e conservação da Natureza

  Mulher deu à luz depois de transplante de tecido do ovário
12.º Ano BIOLOGIA - I. Manipulação da Fertilidade

  O mundo encantado dos cavalos-marinhos tem os seus segredos
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Confirmado: Ceres tem água congelada
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Confirma-se: a gravidez muda o cérebro das mulheres
12.º Ano BIOLOGIA - I. Reprodução Humana

  Utilização do fracking pode aumentar número sismos
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Metástases do cancro da mama começam antes da detecção
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Português ajuda a descodificar o genoma dos pangolins
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Como é que as aves perderam os dentes?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Caixa de ferramentas para editar genes ganhou 2 ferramentas
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Toneladas de lixo estão a chegar a um reservatório de água
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Novas tendências das alterações climáticas estão para ficar
12.º Ano BIOLOGIA - V. Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

  Um rio de ferro corre cada vez mais depressa no interior
10.º Ano GEOLOGIA - III. Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

  As chitas estão em extinção
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  O que se passou com a bactéria da cólera desde o séc. XIX?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Parasita que provocou grande fome na Irlanda veio da América
12.º Ano BIOLOGIA - IV. Produção de Alimentos e Sustentabilidade

  Descoberta uma espécie de rã nova para a ciência
11.º Ano BIOLOGIA - IX. Sistemática dos Seres Vivos

  Descoberto um dos primeiros animais do Atlântico primitivo
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Papagaio da Austrália ficou com as asas maiores
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Quanto tempo é que os ovos dos dinossauros levavam a chocar?
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  As borboletas diurnas de Portugal estão em risco
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Livro vermelho dos invertebrados pode avançar até 2018
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Identificadas proteínas envolvidas na infecção do vírus Zika
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Lua formou-se há 4510 milhões de anos
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Certas bactérias aumentam 4 vezes o risco de contrair o VIH
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças


  • C. Nat. 7
  • C. Nat. 8
  • C. Nat. 9
  • BIO 10
  • BIO 11
  • BIO 12
  • GEO 10
  • GEO 11
  • GEO 12


  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • EXPLICACOES ONLINE


  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • © netxplica. luisqueiroga@netxplica.com
  • Powered by: HTML5 UP