Fórum Netxplica
  • NETXPLICA
  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • E-LEARNING
  • Explicações
  • Reapreciações
    • Fórum Netxplica
    • Público

      •      
             
    • Utilizadores Registados

      •      
             
    • Utilizadores Especiais

      •      
             
  • Utilizadores
    Entrar / Login
    Registar
    Dificuldades Login/Registo
  • Artigos Ciências 7/8/9
  • Artigos Biologia 10/11/12
  • Artigos Geologia 10/11/12
  • Dúvidas BIOGEO 10/11
  • Dúvidas BIOGEO 10
  • Dúvidas BIOGEO 11

Guadiana: projecto da refinaria de Balboa


12.º Ano BIOLOGIA - V. Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

Parecer do Ministério do Ambiente
Portugal pede reformulação do projecto da refinaria de Balboa

05.05.2009 - PÚBLICO.PT | Ricardo Garcia

DR

A qualidade de água do Alqueva é a que gera maiores preocupações


A refinaria Balboa, que será construída em Espanha, perto de Badajoz, poderá afectar significativamente a qualidade da água do rio Guadiana e da albufeira do Alqueva, com níveis de poluição acima do permitido pela legislação europeia. A conclusão não é de nenhuma associação ambientalista, mas do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, que enviou anteontem para as autoridades espanholas o seu parecer sobre o projecto.

O Governo português pede que o projecto da refinaria seja reformulado, de modo a assegurar que não haja problemas com a água em Portugal.

A refinaria Balboa irá processar 110 mil barris de petróleo por dia - metade da capacidade da refinaria da Galp em Sines. Ficará a 50 quilómetros de Barrancos e será alimentada por oleodutos que a ligarão a um terminal portuário em Huelva.

Criticado em Espanha, o projecto preocupa também autarcas, empresários e ambientalistas em Portugal. Agora, o próprio Governo oficializou a sua inquietação.

A refinaria despejará, por dia, cerca de 5,2 milhões de litros (duas piscinas olímpicas) de efluentes tratados no rio Guadajira, que vai dar ao Guadiana. Apesar do tratamento, os esgotos terão alguns poluentes em excesso, em particular mercúrio, cádmio, chumbo e benzeno, segundo os valores apresentados no projecto.

A poluição pode comprometer a qualidade da água do Alqueva e do rio Guadiana, de acordo com o parecer do Ministério do Ambiente. Sem medidas adicionais, a água do Alqueva não terá nem "bom estado químico" nem "bom potencial ecológico", obrigatórios segundo a directiva-quadro europeia sobre a água.

Portugal transmitiu às autoridades espanholas que "o projecto deverá ser reformulado", de modo a assegurar "a adopção de sistemas de tratamento avançados que eliminem ou reduzam significativamente as cargas totais dos poluentes".

O Governo também sugere a descarga dos efluentes fora da bacia do Guadiana ou então na própria albufeira de onde a refinaria se alimentará de água.

No seu parecer, o Ministério do Ambiente também se mostra preocupado com lacunas no estudo de impacte ambiental do projecto quanto aos riscos de acidentes.

Portugal foi consultado no âmbito da avaliação do estudo de impacte ambiental, que decorre em Espanha - dado que o projecto pode ter, potencialmente, efeitos além-fronteiras. A opinião de Lisboa não é vinculativa, mas o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, afirma que há um quadro legal e de cooperação com Espanha que dá boas garantias.

"Há uma vinculação política muito forte entre os dois países para a plena consideração dos impactes transfronteiriços", disse o ministro ontem, numa conferência de imprensa em Lisboa.

"Nada me faz pensar que Espanha não tenha em devida conta aquilo que Portugal está a dizer", completou Nunes Correia.

Quarta Maio 06, 2009 21:32 / netxplica.com

Elemento que faltava à polémica refinaria
Balboa: Governo da Extremadura satisfeito com relatório português

06.05.2009 - PÚBLICO.PT | Lusa

Daniel Rocha (arquivo)

A qualidade de água do Alqueva é a que gera maiores preocupações manifestadas pelos portugueses


O Governo da Extremadura acolheu hoje com "satisfação" o relatório português sobre a polémica refinaria de Balboa (Badajoz), o elemento que faltava para que o Ministério do Ambiente espanhol possa concluir a declaração de impacto ambiental.

"Avaliámos com satisfação este relatório. É o último relatório importante que faltava, depois dos restantes das regiões autónomas, organismos afectados e a consulta pública", disse hoje José Luis Navarro, conselheiro de Indústria, Energia e Ambiente da Junta da Extremadura. "Tudo isso está já no Ministério do Ambiente e os técnicos têm agora todos os elementos para redigir a declaração de impacto ambiental que esperemos esteja pronta nos próximos meses", sublinhou.

Navarro comentava assim o parecer final do Ministério de Ambiente português sobre o processo de Avaliação do Impacte Ambiental Transfronteiriço da refinaria Balboa, divulgado segunda-feira. No parecer, o Governo português garante que são necessárias duas alterações essenciais: "a adopção de sistemas de tratamento avançados que eliminem ou reduzam significativamente as cargas totais dos poluentes" e "a alteração da solução de descarga dos efluentes industriais para fora da bacia hidrográfica do Guadiana".

Caso esta última opção não seja viável, Portugal aponta como alternativa a descarga dos efluentes industriais na massa de água (albufeira espanhola de Alange) que constitui a origem de água da refinaria. Referindo-se ao conteúdo em si, Navarro disse que "o único ponto onde faz incidência" é no impacto do projecto nas águas regionais, pelo que o Ministério do Ambiente espanhol pode "considerar necessário pedir clarificações adicionais ou alguma solução alternativa ao promotor do projecto".

Prematuro antecipar calendário

Por isso, é prematuro antecipar o calendário em que o Ministério do Ambiente espanhol publicará a declaração de impacto ambiental, sendo que o prazo de três meses previsto na lei "pode ser alargado se informação adicional for solicitada". Esse cenário é "provável" na opinião de Navarro, dado o grande volume de informação disponível, incluindo o parecer português, vários já remetidos para Madrid e entre eles um de mais de 30 páginas da própria Junta da Extremadura.

Navarro salientou que o relatório português era "esperado há algum tempo", correspondendo à aplicação da directiva europeia que prevê que Estados fronteiriços sejam consultados em projectos que tenham possíveis impactos ambientais transfronteiriços. No entanto Navarro sublinhou que, ao contrário do que se tem especulado nas últimas semanas, nem o relatório de Portugal nem o de outras entidades, como o governo regional da Andaluzia, "se pronunciam sobre a viabilidade ou não" do projecto. "Cabe ao Ministério do Ambiente avaliar e ter em consideração essas considerações quando faz a sua avaliação", sublinhou.

O polémico projecto da Refinaria de Balboa, que tem sido alvo de protestos de organizações ambientais e cívicas dos dois lados da fronteira, tem sido fortemente apoiado pelo Governo da Extremadura. Antecipa-se que a avançar poderá representar a criação de 3000 postos de trabalho numa zona com graves carências económicas, que se agudizaram devido à crise.

O Grupo Gallardo, principal impulsionador do projecto, calcula que o investimento total ascenderá a 2000 milhões de euros podendo estar a funcionar em 2011, quando se converteria na décima refinaria de petróleo de Espanha. O projecto inclui a construção de um oleoduto de 200 quilómetros que transportará o crude entre o Porto de Huelva e a refinaria, um componente que também tem recebido fortes críticas dos ecologistas.

Quarta Maio 06, 2009 21:34 / netxplica.com

Ir à página 1, 2  Seguinte • Página 1 de 2


Responder

Últimos Artigos da Ciência Seleccionados

Mais de 20.000 artigos distribuídos por anos de escolaridade e respectivos temas programáticos.

  A lontra gigante que viveu na China há seis milhões de anos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  O que nos une a uma criatura do mar que existiu há 540 M.a.?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  67% dos corais do Norte da Grande Barreira estão mortos
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Um violento bailado cósmico na origem dos anéis de Saturno
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Debaixo do coração gelado de Plutão há um mar viscoso?
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Girafas sofrem “extinção silenciosa”
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Egipto quer exportar crocodilo-do-nilo para sair da crise
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Sexo, chimpanzés e bonobos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Cientistas suspendem no tempo desenvolvimento de embriões
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  A ilha de Santa Maria está a erguer-se do fundo do mar
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Dentro de 300 M.a. existirá o super-continente Aurica
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Quando é que as aves começaram a cantar?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  A cauda maravilhosa dum dinossauro que ficou presa em âmbar
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  Subida do nível do mar medida nas dunas de Tróia
12.º Ano GEOLOGIA - II. História da Terra e da Vida

  Por que é que algumas células resistem ao VIH?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Conservação do Lince ibérico
8.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS - 2.2. Protecção e conservação da Natureza

  Mulher deu à luz depois de transplante de tecido do ovário
12.º Ano BIOLOGIA - I. Manipulação da Fertilidade

  O mundo encantado dos cavalos-marinhos tem os seus segredos
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Confirmado: Ceres tem água congelada
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Confirma-se: a gravidez muda o cérebro das mulheres
12.º Ano BIOLOGIA - I. Reprodução Humana

  Utilização do fracking pode aumentar número sismos
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Metástases do cancro da mama começam antes da detecção
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Português ajuda a descodificar o genoma dos pangolins
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Como é que as aves perderam os dentes?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Caixa de ferramentas para editar genes ganhou 2 ferramentas
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Toneladas de lixo estão a chegar a um reservatório de água
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Novas tendências das alterações climáticas estão para ficar
12.º Ano BIOLOGIA - V. Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

  Um rio de ferro corre cada vez mais depressa no interior
10.º Ano GEOLOGIA - III. Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

  As chitas estão em extinção
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  O que se passou com a bactéria da cólera desde o séc. XIX?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Parasita que provocou grande fome na Irlanda veio da América
12.º Ano BIOLOGIA - IV. Produção de Alimentos e Sustentabilidade

  Descoberta uma espécie de rã nova para a ciência
11.º Ano BIOLOGIA - IX. Sistemática dos Seres Vivos

  Descoberto um dos primeiros animais do Atlântico primitivo
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Papagaio da Austrália ficou com as asas maiores
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Quanto tempo é que os ovos dos dinossauros levavam a chocar?
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  As borboletas diurnas de Portugal estão em risco
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Livro vermelho dos invertebrados pode avançar até 2018
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Identificadas proteínas envolvidas na infecção do vírus Zika
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Lua formou-se há 4510 milhões de anos
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Certas bactérias aumentam 4 vezes o risco de contrair o VIH
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças


  • C. Nat. 7
  • C. Nat. 8
  • C. Nat. 9
  • BIO 10
  • BIO 11
  • BIO 12
  • GEO 10
  • GEO 11
  • GEO 12


  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • EXPLICACOES ONLINE


  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • © netxplica. luisqueiroga@netxplica.com
  • Powered by: HTML5 UP