Fórum Netxplica
  • NETXPLICA
  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • E-LEARNING
  • Explicações
  • Reapreciações
    • Fórum Netxplica
    • Público

      •      
             
    • Utilizadores Registados

      •      
             
    • Utilizadores Especiais

      •      
             
  • Utilizadores
    Entrar / Login
    Registar
    Dificuldades Login/Registo
  • Artigos Ciências 7/8/9
  • Artigos Biologia 10/11/12
  • Artigos Geologia 10/11/12
  • Dúvidas BIOGEO 10/11
  • Dúvidas BIOGEO 10
  • Dúvidas BIOGEO 11

Mecanismo de silenciamento dos genes saltitantes no pólen


11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

Artigo publicado na Cell
Pesquisa esclarece mecanismo de silenciamento dos genes saltitantes no pólen

05.02.2009 - PÚBLICO.PT | Andrea Cunha Freitas

DR

Os investigadores estudaram os grãos de polén da planta Arabidopsis thaliana, um modelo frequentemente usado em estudos genéticos


Uma equipa de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência, (ICG) conseguiu, pela primeira vez, isolar as três partes que constituem os grãos de pólen. Graças ao recurso a uma técnica inovadora apoiada na citometria de fluxo os investigadores esclareceram assim alguns dos mecanismos que resultam no silenciamento de genes que podem provocar mutações prejudiciais. O avanço é reportado hoje num artigo publicado na revista científica Cell.

Chamam-se transposões e são muitas vezes chamados de genes saltitantes porque podem saltar de lugar para lugar dentro do genoma. A aleatória mudança de sítio destas sequências móveis de DNA está envolvida na evolução dos organismos mas por vezes também pode interferir na função de outros genes e provocar mutações. Quando estas mutações ocorrem nas células sexuais podem ser transmitidas às gerações seguintes. Os transposões existem em todos os genomas conhecidos e constituem cerca de 45 por cento do genoma humano. Geralmente, estão silenciados.

Os investigadores do ICG, Jörg Becker, José Feijó e Filipe Borges, que trabalharam com o grupo de Robert Martienssen, do Cold Spring Harbor Laboratory (EUA) conseguiram “encontrar” os transposões activos nos grãos de polén da planta Arabidopsis thaliana (um modelo frequentemente usado em estudos genéticos). Com a inovadora técnica dividiram as três partes que constituem o pólen, o núcleo vegetativo das duas células sexuais masculinas. Depois, perceberam que estes genes saltitantes encontravam-se activos no núcleo vegetativo mas que estavam silenciados nas células sexuais. Recorrendo mais uma vez à técnica de separação de células desenvolvida no IGC, verificaram que os genes eram silenciados pelos chamados pequenos RNAs de interferência (siRNA na sigla em inglês). Serão estes siRNAs que “calam” os genes saltitantes nos gâmetas masculinos e evitam, desta forma, as tais mutações prejudiciais que poderiam ser passadas à geração seguinte da planta. Os cientistas acreditam que este mecanismo também poderá estar presente na mosca da fruta, nas amebas e algas.

“Agora somos capazes de olhar para a activação de genes nas células sexuais do grão de pólen e reunir informações surpreendentes, já que podemos afirmar que estas células são geneticamente mais activas do que se pensava”, refere Jörg Becker. Ainda estamos muito longe desse cenário, mas, teoricamente, Filipe Borges admite que este conhecimento adquirido poderá ser útil para perceber como algumas mutações prejudiciais acontecem nos humanos e passam para as gerações seguintes. Eventualmente, ao abrir a porta para um melhor entendimento do mecanismo de silenciamento destes genes saltitantes a pesquisa poderá até contribuir para futuras terapias capazes de “calar” os transposões.

Sexta Feb 06, 2009 0:59 / netxplica.com

Portugueses desvendam silenciamento de genes nos grãos pólen


Investigadores portugueses juntaram-se a colegas nos Estados Unidos para esclarecer o mecanismo de silenciamento de genes em grãos de pólen, num estudo hoje publicado pela revista Cell, a mais conceituada em Ciências da Vida.

Neste trabalho, investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) descrevem como sequências móveis de ADN são silenciadas nas células sexuais dos grãos de pólen, o que lhes faz perder a capacidade de produzir mutações.

«Os mecanismos agora descobertos poderão ser extensivos a outros organismos, como a mosca da fruta, amebas e algas», disse à Lusa um dos autores do estudo, Jörg Becker, do IGC, acrescentando que a investigação contribuirá para compreender o processo de reprodução em plantas e eventualmente para o melhorar.

Desenvolvido durante cerca de dois anos, o estudo incidiu nos grãos de pólen da planta Arabidopsis thaliana e envolveu as equipas de Jörg Beker e José Feijó no IGC, respectivamente da Unidade de Expressão de Genes e do Grupo de Desenvolvimento de Plantas, e a de Robert Martienssen no CSHL.

As sequências móveis de ADN, muito comuns em todos os genomas conhecidos, constituem 45 por cento do genoma humano e estão envolvidas na sua evolução.

«Sabe-se que essas sequências de ADN, chamadas transposões, saltam dentro do genoma e, ao mudarem de posição, ocupam regiões onde podem produzir mutações, impedindo, por exemplo, a produção de proteínas essenciais dentro da célula ou levar ao cancro», explicou Ana Godinho, também do IGC.

Se essas mutações ocorrerem em células sexuais, serão transmitidas à geração seguinte, o que implica a necessidade de um controlo rigoroso da sua expressão, segundo os cientistas.

Depois de observarem que os transposões são activados no pólen da Arabidopsis thaliana, os investigadores norte-americanos souberam que os investigadores do IGC eram os únicos no mundo capazes de isolar os constituintes do pólen daquela planta.

Foi daí que surgiu o cruzamento das equipas de um e do outro lado do Atlântico, já que, graças à técnica desenvolvida por Jörg Becker, foi possível localizar a actividade dos transposões no núcleo vegetativo dos grãos de pólen e revelar o seu papel fundamental no controlo destes elementos nas células sexuais.

Os grãos de pólen são constituídos por um núcleo vegetativo e duas células sexuais masculinas, sendo que, ao contrário destas células, o núcleo vegetativo não contribui com material genético para a nova planta.

Para saber por que razão os transposões não eram activados nas células sexuais, os cientistas usaram a técnica de separação de células desenvolvida no IGC e verificaram uma acumulação de silenciadores de genes nas células sexuais vizinhas, onde actuavam sobre os transposões, prevenindo os seus efeitos mutagénicos.

«Neste momento estamos a tentar descobrir o papel que os genes que são activados desempenham no desenvolvimento das células sexuais e potencialmente no futuro embrião», adiantou Jörg Becker, um investigador alemão doutorado em Biologia pela Universidade de Bielefeld (Alemanha) e que fez um pos-doutoramento em Portugal no grupo de José Feijó no IGC.

A Arabidopsis thaliana é uma planta nativa da Europa, Ásia e noroeste de África que é muito usada no estudo da biologia de plantas e da genética. O seu genoma, um dos mais pequenos no reino vegetal, foi o primeiro de plantas a ser sequenciado.

O estudo recebeu financiamentos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e dos National Institutes of Health, dos Estados Unidos.


Diário Digital / Lusa
05.02.2009

Sexta Feb 06, 2009 1:18 / netxplica.com

• Página 1 de 1


Responder

Últimos Artigos da Ciência Seleccionados

Mais de 20.000 artigos distribuídos por anos de escolaridade e respectivos temas programáticos.

  A lontra gigante que viveu na China há seis milhões de anos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  O que nos une a uma criatura do mar que existiu há 540 M.a.?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  67% dos corais do Norte da Grande Barreira estão mortos
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Um violento bailado cósmico na origem dos anéis de Saturno
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Debaixo do coração gelado de Plutão há um mar viscoso?
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Girafas sofrem “extinção silenciosa”
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Egipto quer exportar crocodilo-do-nilo para sair da crise
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Sexo, chimpanzés e bonobos
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Cientistas suspendem no tempo desenvolvimento de embriões
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  A ilha de Santa Maria está a erguer-se do fundo do mar
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Dentro de 300 M.a. existirá o super-continente Aurica
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Quando é que as aves começaram a cantar?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  A cauda maravilhosa dum dinossauro que ficou presa em âmbar
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  Subida do nível do mar medida nas dunas de Tróia
12.º Ano GEOLOGIA - II. História da Terra e da Vida

  Por que é que algumas células resistem ao VIH?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Conservação do Lince ibérico
8.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS - 2.2. Protecção e conservação da Natureza

  Mulher deu à luz depois de transplante de tecido do ovário
12.º Ano BIOLOGIA - I. Manipulação da Fertilidade

  O mundo encantado dos cavalos-marinhos tem os seus segredos
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Confirmado: Ceres tem água congelada
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Confirma-se: a gravidez muda o cérebro das mulheres
12.º Ano BIOLOGIA - I. Reprodução Humana

  Utilização do fracking pode aumentar número sismos
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Metástases do cancro da mama começam antes da detecção
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Português ajuda a descodificar o genoma dos pangolins
11.º Ano BIOLOGIA - VI. Crescimento e Renovação Celular

  Como é que as aves perderam os dentes?
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Caixa de ferramentas para editar genes ganhou 2 ferramentas
12.º Ano BIOLOGIA - II. Património Genético

  Toneladas de lixo estão a chegar a um reservatório de água
11.º Ano GEOLOGIA - III. Exploração sustentada de recursos geológicos.

  Novas tendências das alterações climáticas estão para ficar
12.º Ano BIOLOGIA - V. Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

  Um rio de ferro corre cada vez mais depressa no interior
10.º Ano GEOLOGIA - III. Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

  As chitas estão em extinção
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  O que se passou com a bactéria da cólera desde o séc. XIX?
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Parasita que provocou grande fome na Irlanda veio da América
12.º Ano BIOLOGIA - IV. Produção de Alimentos e Sustentabilidade

  Descoberta uma espécie de rã nova para a ciência
11.º Ano BIOLOGIA - IX. Sistemática dos Seres Vivos

  Descoberto um dos primeiros animais do Atlântico primitivo
10.º Ano GEOLOGIA - I. A Geologia, os Geólogos e Seus Métodos

  Papagaio da Austrália ficou com as asas maiores
11.º Ano BIOLOGIA - VIII. Evolução Biológica

  Quanto tempo é que os ovos dos dinossauros levavam a chocar?
11.º Ano GEOLOGIA - II, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

  As borboletas diurnas de Portugal estão em risco
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Livro vermelho dos invertebrados pode avançar até 2018
10.º Ano BIOLOGIA - I. Diversidade na Biosfera

  Identificadas proteínas envolvidas na infecção do vírus Zika
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças

  Lua formou-se há 4510 milhões de anos
10.º Ano GEOLOGIA - II. A Terra, Um Planeta Muito Especial

  Certas bactérias aumentam 4 vezes o risco de contrair o VIH
12.º Ano BIOLOGIA - III. Imunidade e Controlo de Doenças


  • C. Nat. 7
  • C. Nat. 8
  • C. Nat. 9
  • BIO 10
  • BIO 11
  • BIO 12
  • GEO 10
  • GEO 11
  • GEO 12


  • LOJA
  • FÓRUM
  • ESCOLA
  • EXPLICACOES ONLINE


  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Youtube
  • Instagram
  • Linkedin
  • © netxplica. luisqueiroga@netxplica.com
  • Powered by: HTML5 UP